Detalhes do Curso

Categoria : Livre


Disponível : 100 Vagas


Período : 90 dias


Responsável : NUGG - UFMG

Status Curso: 2018-Comercial Valor Matrícula: R$ 450,00

Curso Uso Racional do Medicamento no Idoso - 2018-Comercial

O envelhecimento, a polipatologia, as comorbidades múltiplas e a polifarmácia modificam a resposta aos medicamentos de forma expressiva no idoso e estão frequentemente associados a eventos adversos capazes de piorar significativamente a sua independência e autonomia, além de aumentar os custos assistenciais. A prescrição inapropriada é comum nesta faixa etária e caracteriza-se pelo uso de medicamentos inapropriados e/ou fúteis, associado à omissão de medicamentos comprovadamente eficazes.

OBJETIVOS

Geral:

  • Qualificar a prescrição medicamentosa para os idosos, particularmente para os idosos frágeis.

Específico:

  • Compreensão do Modelo Multidimensional do idoso, com ênfase no processo de fragilização e sua importância na abordagem terapêutica no idoso.
  • Apresentar os diversos tipos de medicamentos do idoso, do ponto de vista das repercussões da sua farmacocinética, farmacodinâmica e farmacogenéticas, na saúde do idoso.
  • Apresentar os principais medicamentos inapropriados para o idoso, juntamente com os critérios explícitos e implícitos mais reconhecidos no mundo.
  • Discutir a avaliação da carga anticolinérgica de diversos medicamentos amplamente utilizados e suas consequências na saúde do idoso.Discutir as estratégias de prescrição e de desprescrição das principais condições crônicas do idoso.

Vídeo de Apresentação: